quinta-feira, 27 de setembro de 2018

O rápido Travagem-Braga

O comboio das 17,15h Porto-Braga, apresentado pela CP como comboio rápido entre Porto e Braga, saiu completamente cheio de Porto (São Bento) com pessoas em pé.

Em Campanhã entrou muito mais gente e só na porta mais próxima do lugar onde me encontrava, entraram cerca de 30 pessoas. Mais de 100 em toda a Estação, seguramente.

Em Contumil praticamente não houve entradas nem saídas. Em Rio Tinto saíram cerca de 10 pessoas pela porta que acima referi. Em Águas-Santas , Palmilheira saíram algumas pessoas.

Em Ermesinde saiu muita gente, como de costume, mas, mesmo assim, o comboio continuou cheio com muitas pessoas em pé.
E assim chegou o “rápido” ao apeadeiro de Travagem que é um local que faz jus ao nome, porque quase não tem movimento e só serve para demorar a viagem.

A partir da Travagem o comboio é mais rápido, porque pára menos. A paragem de São Romão era quase desnecessária.

Na Trofa saíram muitas pessoas, mas o comboio continuou com lugares em pé. Lousado é uma paragem com pouco movimento.

Em Famalicão saiu, como é habitual, muita gente mas o comboio continuou cheio.
Porque saí em Famalicão não acompanhei o resto da viagem, mas a maior parte dos passageiros destinavam-se seguramente a Braga.

Temos assim um comboio rápido que não é rápido nem cómodo. Para ser rápido e cómodo este comboio deveria parar apenas em Porto (São Bento), Porto (Campanhã), Trofa, Famalicão, Nine e Braga. As pessoas que viajam entre Ermesinde e Porto deveriam ter direito a comboio próprio, fazendo apenas esse trajecto.

Muito mais gente andaria de comboio se o percurs o entre Porto e Braga demorasse como devia entre 30 a 40 minutos.
E bastariam certamente 30 minutos se não houvesse um estrangulamento na linha entre Contumil e Ermesinde. Há largos anos que se fala em alargar a via nesses sete (apenas sete) quilómetros de afunilamento. Um investimento sempre adiado.

E cidadãos muito passivos! (Viagem no dia 26 de setembro de 2018) Muito mais gente andaria de comboio se o percurso entre Porto e Braga demorasse como devia entre 30 a 40 minutos.

(Artigo de opinião publicado no Diário do Minho de 27-9-2018)

Sem comentários:

Enviar um comentário