quinta-feira, 17 de maio de 2018

Mais e Melhores Comboios

Está em distribuição o número 14 (março/abril de 2018) do Boletim da Associação de Comboios do Século XXI. Pode ser consultado também em http://comboiosxxi.blogspot.pt/
Neste número dá-se especial atenção à eletrificação das linhas férreas, nomeadamente a Linha do Minho, nos troços entre Nine e Viana do Castelo e Viana do Castelo e Valença.
Verifica-se um bom andamento da eletrificação até Viana, prevendo-se que as obras terminem em dezembro de 2018. Infelizmente, a chegada da eletrificação a Valença só deverá ocorrer no primeiro trimestre de 2020.
A eletrificação deve ser acompanhada de novos comboios, novos horários e de maior rapidez das viagens. Justifica-se perfeitamente a introdução, na linha do Minho, a partir do próximo ano de comboios regionais modernos que possam fazer uma ligação rápida e segura, cumprindo horários, entre Viana do Castelo, Barcelos, Famalicão, Trofa e Porto.
Isto implica aquisição de material circulante que, em princípio, caberia à CP efetuar. Consta, porém, que esta empresa não tem capacidade para tal, falando-se já na entrada da Arriva no transporte ferroviário português.
Urge, ao mesmo tempo, pôr fim ao estrangulamento da via entre Ermesinde e Contumil, que é um grave impedimento à boa circulação dos comboios a Norte do rio Douro.
Os utentes devem estar atentos e as autarquias locais servidas pelos caminhos de ferro devem exercer o poder que têm no sentido de melhor servir os cidadãos através da modernização do transporte de passageiros.
Muito trabalho continuado e visível há a desenvolver e importa trazer este tema para a primeira linha nos órgãos de comunicação social e na agenda política local e regional.
Temos direito a mais e melhores comboios, com benefício não só para a nossa região como para o nosso país.  

(Artigo de opinião publicado no Diário do Minho de 17-05-2018)

Sem comentários:

Enviar um comentário